Biblioteca Americana

Biblioteca de Americana

Meio século de dedicação e perseverança

Do primeiro esboço traçado por uma comissão municipal formada em 1944 até a criação da Biblioteca Municipal em 25 de outubro de 1955 (Lei Municipal nº. 165/55), foram 11 anos.

A Biblioteca Municipal de Americana nasceu de insistente reivindicação pública, e se firmou como instituição tradicional, prestadora de serviços queridos à nossa população.

O crescimento tímido do acervo, as várias mudanças de endereço e a dificuldade de organização marcaram as primeiras décadas de funcionamento, mas a presença constante de leitores fez com que a iniciativa ganhasse importância.

Na década de 80 a Biblioteca ganhou sua morada tradicional, sendo transferida para o histórico prédio original do grupo escolar Dr. Heitor Penteado, na Praça Comendador Müller, no coração da cidade, dividindo espaço com o Museu de Arte Contemporânea. O público, o acervo e os investimentos cresceram consideravelmente.

Nos anos 90 os estudantes de ensino fundamental e médio descobriram as vantagens de se utilizar o acervo e os serviços do local. Antes da Internet, o serviço de auxílio à pesquisa de nossa Biblioteca era garantia de informações importantes para os trabalhos escolares. Em 1994 a instituição foi agraciada com o nome da ilustre americanense Profª. Jandyra Basseto Pântano.

Endereço: Praça Comendador Müller, 172 – Centro
Telefone: (19) 3461-9157
E-mail: [email protected]
Site: www.bibliotecadeamericana.com Site Externo
Horário de Funcionamento: de segunda à sexta-feira das 09h00 às 17h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00.

Alexandre Rudalov

Acredito que o principal papel de um pai é participar efetivamente na educação e se educar junto aos filhos, solidificando a relação de afeto e amizade entre ambos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *