Observatório

Observatório Municipal – OMA

Órgão da Secretaria de Cultura e Turismo, foi inaugurado em 04/08/1985, ano histórico da aparição do Cometa Halley, sendo o segundo no gênero a ser implantado no país. Considerado “modelo de Observatório Municipal no Brasil”, citado como exemplo na França e Estados Unidos, é um complexo didático, científico, cultural e turístico como poucos no país, onde são realizados cursos, seminários, palestras e observação de astros em evidência com o objetivo principal de despertar no público em geral e, em especial, nos estudantes, o gosto pelas ciências espaciais, fornecendo informações atuais e de qualidade.

A “Semana de Astronomia”, “Astronomia na Praça” e “Astronomia na Sala de Aula” são alguns dos eventos que atraem e reúnem sempre grande número de participantes. Contudo, nada substitui o interesse e emoção da observação ‘ao vivo’ das estrelas, planetas, aglomerados estelares, nebulosas e galáxias através dos três telescópios do Observatório.

O Planetário Cosmos – Stellarium, protótipo concebido e realizado pelo Observatório, é um espetáculo único de imagens, luzes, sons e cores envolvendo as belezas do Universo. O Museu do Tempo conduz o visitante a uma viagem ao passado através de quatro modelos de Relógios de Sol e outros instrumentos antigos.

Um local único, onde se encontra a Cultura, a Ciência, o Conhecimento e o Turismo!

Serviço:

Endereço: Rua Itacolomi, 1.113 – Jd. Ipiranga
Telefone: (19) 3408-8010
E-mail: [email protected]

Horário de funcionamento:
Visitas públicas: Com a interdição do prédio do OMA, as observações do céu continuarão a ser realizadas através de pequenos telescópios disponibilizados ao público, apenas, na área próxima ao Observatório, às Sextas feiras, das 19h00 às 22h00, desde que ocorram boas condições atmosféricas.

 Maiores informações na Secretaria de Cultura e Turismo, ou através do telefone (19) 3408-8010.

Importante – É proibido o acesso de crianças menores de 5 anos à cúpula e ao pavimento superior do Observatório.

Alexandre Rudalov

Acredito que o principal papel de um pai é participar efetivamente na educação e se educar junto aos filhos, solidificando a relação de afeto e amizade entre ambos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *